Home » Moises Eyama vai receber PRÉMIO ARTES PLÁSTICAS 2022

Moises Eyama vai receber PRÉMIO ARTES PLÁSTICAS 2022

Publicado em 7 de julho de 2022 às 16:41

A Administração da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA deliberou atribuir, por unanimidade, o PRÉMIO ARTES PLÁSTICAS 2022 ao artista plástico equatoguineense Moises Eyama.

A entrega do Prémio, constituído por um troféu e um diploma, ocorrerá durante a GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA, a ter lugar no dia 1 de outubro de 2022, a partir das 21h30, no Casino Estoril. Durante essa Gala serão entregues os PRÉMIOS DA LUSOFONIA relativos às diferentes áreas de actividade, culminando a sessão com a entrega do PRÉMIO ARTES PLÁSTICAS.

Moisés Eyama Mayé, escultor e pintor, nasceu a 5 de Janeiro de 1945 em Otet-Nsomo, Ebibeyin (Guiné Equatorial). Vem de uma família de pintores e escultores.
Começou os seus estudos na Escola de Artes e Ofícios em Bata. Chega a Espanha em 1970, a fim de aperfeiçoar e estudar tudo relacionado com a pintura e a escultura.
Mais tarde, estudou na Escuela de Cerámica em Madrid. Termina os seus estudos com honras, notabilizando-se pela sua intuição de modelador, porque dos seus dedos nasce aquele mundo surpreendente das imagens misteriosas que o obcecam, talvez desde as suas "raízes" ou a sua infância.
Deixou a sua marca ao colaborar com empresas cinematográficas e ao participar em concursos de pintura.
Foi professor no Univerdad Popular de Parlar (Madrid) no campo da cerâmica.
Instalou-se em Parla, onde se dedica a divulgar o seu trabalho pictórico e a dar aulas numa oficina de pintura na rua 31 Burgos.


«   »