Home » Embaixada » Embaixador

O Embaixador da Guiné Equatorial na República Portuguesa é o representante legal máximo do Governo da República da Guiné Equatorial na República Portuguesa através da Embaixada da Guiné Equatorial em Portugal. O actual embaixador é Tito Mba Ada, que foi nomeado pelo Governo da Guiné Equatorial em Setembro de 2016.

Entre as suas funções, está dirigir o trabalho de todos os escritórios dependentes da Embaixada, com sede na cidade de Lisboa. Da mesma forma, informa o Governo equatoguineense sobre a evolução dos eventos na República Portuguesa, negoceia em nome da Guiné Equatorial, pode assinar ou ratificar acordos, observa o desenvolvimento de relações bilaterais em todos os campos e garante a protecção de interesses equatoguineenses e dos seus cidadãos em Portugal, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e em Timor-Leste.

Em Setembro de 2014, o Embaixador Tito Mba Ada apresentou cartas credenciais ao  Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy, passando a representar a República da Guiné Equatorial junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.