Home » Missão Permanente junto da CPLP » Funções da Missão Permanente

Funções da Missão Permanente junto da CPLP

A Missão Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP, inaugurada em Setembro de 2015, é chefiada por S. Exª o Embaixador Tito Mba Ada, que realizou inúmeras actividades para promover o desenvolvimento e a integração da Guiné Equatorial na CPLP.

Na CPLP, esta Missão Permanente participa mensalmente das Reuniões Ordinárias do Comité de Concertação Permanente.

Em Janeiro de 2019, S. Exª o Embaixador Tito Mba Ada foi recebido por S. Exª o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, que assumiu o cargo no mesmo mês, para apresentar os seus cumprimentos e acompanhar a integração da Guiné Equatorial na CPLP.

Em Junho de 2019, realizou-se a Missão de Acompanhamento à Integração da Guiné Equatorial na CPLP, com a participação de representantes do Secretariado Executivo da CPLP, dos Estados Membros e do IILP-Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Em seguida, foi acordado realizar um Seminário de Formação, para Funcionários da Guiné Equatorial e Pontos Focais da Comissão Nacional da CPLP, que teve lugar na primeira semana de Março de 2020.

A Missão Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP tem trabalhado incansavelmente desde 2015 para consolidar a integração da Guiné Equatorial como Estado Membro da CPLP, e combater a má-fé que alguns ainda têm em relação ao país. Nesse sentido, a Missão Permanente desenvolve actividades com o objectivo de fazer a ponte entre o Ministério das Relações Exteriores da Guiné Equatorial e os Pontos Focais de cada sector ministerial, a fim de articular e informar sobre todas as reuniões da CPLP, para maior participação e integração da Guiné Equatorial.