Home » Uma alta delegação da República de Cabo Verde, chefiada pelo seu Presidente, Sua Excelência Jorge Carlos Fonseca, realizou uma Visita de Estado à República da Guiné Equatorial, de 20 a 23 de Junho de 2021

Uma alta delegação da República de Cabo Verde, chefiada pelo seu Presidente, Sua Excelência Jorge Carlos Fonseca, realizou uma Visita de Estado à República da Guiné Equatorial, de 20 a 23 de Junho de 2021

Publicado em 23 de junho de 2021 às 12:24

Na segunda-feira, dia 22, o Presidente de Cabo Verde foi recebido no Palácio do Povo pelo Presidente da República, Chefe de Estado e de Governo, Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, alguns presidentes de órgãos constitucionais e de autarquias locais de Malabo, bem como membros do Governo atualmente em vigor.

O Presidente cabo-verdiano fez uma revista das diferentes unidades terrestres, marítimas e aéreas das Forças Armadas nacionais e das Forças de Segurança do Estado e recebeu as honras dos respectivos generais.

O presidente da Guiné Equatorial, por seu turno, dirigiu os seus cumprimentos aos membros da delegação cabo-verdiana.

No Palácio do Povo, os dois estadistas trocaram impressões sobre esta visita de Estado. Para além de reverem as excelentes relações de amizade e cooperação entre as duas administrações, como membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da União Africana, bem como das Nações Unidas, entre outras organizações, felicitaram-se por estas relações já estabelecidas, e enfatizaram a necessidade de unir forças para continuar lutando contra a Covid-19.

As delegações reuniram-se então sob a presidência de Suas Excelências Obiang Nguema Mbasogo e Jorge Carlos Fonseca. Foi uma reunião prévia para analisar e identificar os domínios ou sectores a cooperar, de forma a consolidar as relações diplomáticas que ligam Malabo à Praia.

A vontade política dos dois Presidentes permitiu a assinatura de outros três novos acordos, que se somam aos quatro primeiros assinados durante a visita de Estado que Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo realizou ao arquipélago de cabo Verde em Abril de 2019.

Nesse sentido, os plenipotenciários de ambos os países assinaram o Acordo de Supressão Recíproca de Vistos em Passaportes Ordinários, o Acordo-Quadro de Cooperação no Domínio da Economia Marítima, e o Acordo de Cooperação em Matéria de Turismo, bem como o comunicado conjunto.

O Presidente da Guiné Equatorial destacou à comunicação social o espírito desses acordos, cujos resultados irão beneficiar ambos os povos.

O Excelentíssimo Senhor Jorge Carlos Fonseca, para além de saudar e agradecer ao seu homólogo e ao Governo pela atenção dispensada à delegação que chefiou, apresentou a sua disponibilidade para trabalhar com a administração de Malabo, tendo os dois dirigentes sublinhado, ainda, a necessidade de um acompanhamento contínuo e constante dos acordos firmados.

Nesta visita de quatro dias, está prevista a deslocação da delegação cabo-verdiana ao continente, nomeadamente às cidades de Djibloho e Mongomo, capitais provinciais de Djibloho e Wele Nzas, respectivamente.

https://www.guineaecuatorialpress.com/noticias/El%20Presidente%20de%20Cabo%20Verde%20realiza%20una%20visita%20de%20Estado%20a%20Guinea%20Ecuatorial

 


«   »