Home » Espanha aceite como Estado Observador Associado da CPLP

Espanha aceite como Estado Observador Associado da CPLP

Publicado em 23 de julho de 2021 às 15:08

A Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou a entrada de Espanha como Estado Observador Associado na Cimeira da organização realizada em Luanda, no dia 17 do corrente, data em que a CPLP comemorou 25 anos.

A candidatura de Espanha foi apresentada em 2020 mediante a apresentação dos respectivos Planos de Acção e Promoção da Língua Portuguesa. De referir o notável impulso que a Comunidade Autónoma da Galiza deu à candidatura de Espanha e, de facto, tanto a Academia Galega da Língua Portuguesa como o Consello da Cultura Galega são já Observadores Consultivos da CPLP.

A Espanha atribui grande importância a esta entrada como Observador Associado neste fórum privilegiado de cooperação, uma verdadeira ponte entre continentes, cujo âmbito de colaboração é cada vez mais amplo e multidimensional e cujos Estados-Membros representam cerca de 300 milhões de pessoas.

A partir deste momento, em conjunto com a CPLP, a Espanha trabalhará na análise e concretização das diferentes áreas de colaboração. Espanha considera que existe um potencial considerável: a promoção da Língua Portuguesa a nível nacional e internacional, nomeadamente através do aprofundamento da cooperação entre o Instituto Cervantes, o Instituto Camões e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa; a luta contra a violência de género, no marco do firme compromisso de nosso país com a política externa feminista; colaboração económica e empresarial, sendo os países da CPLP a chave para a internacionalização das nossas empresas; a concertação político-diplomática, com um firme compromisso com uma ordem baseada em regras multilaterais; e a contribuição para o acesso universal à vacina como a melhor política para conter a pandemia.

https://www.guineaecuatorialpress.com/noticias/Ingreso%20de%20Espa%C3%B1a%20en%20la%20CPLP%20como%20Observador%20Asociado

 


«   »