Home » "El Percusionista" - Gorsy Edú

"El Percusionista" - Gorsy Edú

Publicado em 14 de maio de 2022 às 11:29

EL PERCUSIONISTA, um espectáculo da Guiné Equatorial, foi apresentado no Equador, no Teatro Nacional Sucre, em Quito, em 30 de Abril passado, e no Teatro Pumapungo, em Cuenca, em 5 de Maio.  Um espectáculo extraordinário que misturou canção, dança, teatro, música virtuosa e, acima de tudo, uma história bela, profundamente comovente e mágica.

A obra de Gorsy Edú, é um espectáculo de um só homem, que funde com grande virtuosismo teatro, canto, percussão de múltiplos instrumentos africanos e dança, no quadro de uma cosmovisão ancestral, profundamente humana e actual, cheia de mistérios e filosofias originais, que apelam à harmonia, ternura, apreciação da comunidade e dos anciãos.

Influenciado pela música e pela habilidade dos seus avós paternos e maternos para a interpretar, Gorsy Edú nasceu e cresceu na Guiné Equatorial. Desde muito cedo, Gorsy compreendeu que as melodias faziam parte do ambiente, não só na sua família ou na sua aldeia, mas em África como um todo.

Mas, ao tornar-se adulto, ele também sabia que a música e outras formas de expressão, tais como a dança ou a poesia, eram um único elemento que servia para comunicar algo.

E isto estava, e ainda está, relacionado com uma frase filosófica da Guiné Equatorial: "não podemos conceber o canto sem chorar, não podemos conceber o choro sem música, não podemos conceber a música sem dança, e não podemos conceber a dança sem poesia".

Uma vez compreendido isso, Gorsy sabia que precisava de o tirar do continente africano. Foi então que ele encontrou as artes performativas como o canal ideal.

Gorsy deixou o seu país quando ganhou uma bolsa de estudo para estudar em Espanha. Quando chegou ao continente europeu e começou uma nova vida, conheceu a realidade em que viviam os imigrantes que, para terem dias melhores, tiveram de suportar uma série de problemas.

"Quando chegas à minha aldeia, tratamos-te como um convidado, isso nunca se torna um problema, e em Espanha a migração foi um problema, e ocorreu-me que estar num lugar que não é o teu faz de ti um problema".

Com o conhecimento dessa realidade e com o sonho de contar sobre a sua aldeia, a sua música, as suas expressões, surgiu a história de um rapaz que cresce numa das comunidades da Guiné Equatorial com o seu avô, e que deve viajar para a Europa (depois do seu avô ficar cego) para procurar um emprego.

https://www.antenauno.com/Detail/Article/7790/New/Gorsy-Edu-Artista


«