Home » Primeiro aniversário das explosões de 7 de Março em Bata

Primeiro aniversário das explosões de 7 de Março em Bata

Publicado em 8 de março de 2022 às 11:20

"Destaca-se nas nossas memórias, a recordação fatídica de um dia como hoje; a meio do dia de 7 de Março de 2021, o povo da República da Guiné Equatorial em geral e a cidade de Bata em particular foram atingidos pelas terríveis explosões de dispositivos militares que arrasaram todo o bairro e principalmente o campo de Nkoantoma, onde a Unidade de Intervenção Rápida estava aquartelada, causando a destruição dos depósitos de armas e munições, bem como do alojamento e equipamento de combate que servia a unidade das nossas Forças Armadas Nacionais, bem com as infra-estruturas físicas de toda a vizinhança".

Estas foram as palavras do Presidente da República, Chefe de Estado e de Governo, Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, durante a cerimónia de homenagem póstuma aos que morreram nas explosões no Quartel Militar de Intervenção Rápida em Nkoantoma.

É o primeiro aniversário deste evento fatídico, e o povo da República da Guiné Equatorial reuniu-se a 7 de Março para recordar e prestar homenagem aos homens, mulheres e crianças que morreram na detonação de explosivos e outro material de guerra.

A cerimónia teve lugar no ground zero na cidade de Bata, na presença da Primeira Dama, Sua Excelência Constancia Mangue de Obiang; do Primeiro Ministro Coordenador da Administração, Francisco Pascual Obama Asue, chefe do Governo; dos líderes dos órgãos constitucionais; do primeiro e segundo secretários-gerais do Partido Democrático da Guiné Equatorial, bem como de todos os membros dos diferentes estratos políticos, religiosos e sociais da Região Continental.

O Chefe de Estado da Nação destacou, ainda, a força do povo equatoguineense e o apoio de países amigos e organizações internacionais que, assim que receberam a notícia, acorreram a  ajudar.

 

https://www.guineaecuatorialpress.com/noticias/su_excelencia_obiang_nguema_mbasogo_preside_el_primer_aniversario_de_la_conmemoracion_del_7m_en_bata 


«   »