Home » MENSAGEM DO CHEFE DE ESTADO AO POVO EQUATOGUINEENSE

MENSAGEM DO CHEFE DE ESTADO AO POVO EQUATOGUINEENSE

Publicado em 17 de maio de 2020 às 21:04

https://www.guineaecuatorialpress.com/noticia.php?id=15437 

 

15/05/2020

"Senhoras e senhores,

Todos os compatriotas,

Povo da Guiné Equatorial:

Intervenho hoje, no dia quinze de maio, data em que expira o último período de observação das medidas impostas pelo comité de luta e contenção do Coronavírus (COVID-19), para expor o seguinte:

O nosso país, Guiné Equatorial, está envolvido numa dinâmica internacional sem precedentes na sua história recente. A pandemia de COVID-19, que apareceu há pouco tempo na China, espalhou-se rápida e virulentamente pelo mundo, causando efeitos devastadores da perda de vidas. Facto reconhecido por todos.

No entanto, no nosso país, embora não estejamos isentos do vírus, podemos presumir que o seu contágio ainda não tenha causado resultados alarmantes, graças à rápida intervenção do governo para conter os seus efeitos.

Quero parabenizar o povo da Guiné Equatorial pelo seu espírito cívico e disciplina para cumprir as medidas que o governo recomenda que sejam mantidas, que hoje protegem a nossa população. O Comité formado, é integrado por técnicos e profissionais do nosso Sistema de Saúde que trabalham incansavelmente, pois nossa população não deve decepcionar os seus esforços para evitar infecções.

Nesse contexto, ninguém deve ser responsabilizado pela situação de confinamento que todos mantemos com resignação e sacrifício; no entanto, devemos partilhar essa responsabilidade uns com os outros pelo sucesso final desta crise.

Segundo relatos de cientistas e analistas, esta pandemia pode durar aproximadamente dois anos, o que aconselha a que se familiarizem e aprendam a conviver com o vírus, sempre evitando o seu possível e eminente contágio.

Considerando os escassos meios disponíveis ao nosso Sistema de Saúde para estender o teste, cujo material será recebido em breve, a toda a população, o governo não pode tomar nenhuma medida de relaxamento das medidas de contenção por enquanto, até que o nível da curva de contaminação seja conhecido com certeza.

Assim que o Comité Técnico tiver um diagnóstico real dos dados da curva da epidemia, que nos permita adoptar uma estratégia para reduzir as medidas cautelares adoptadas pelo Governo para a segurança da vida de nossos cidadãos, anunciaremos oportunamente o levantamento do Estado de Emergência Sanitária.

Compatriotas, é neste momento que convido a todos a sermos responsáveis ​​pela nossa própria saúde e vida, para não nos contagiarmos com COVID-19.

ENTRE TODOS UNIDOS, VENCEREMOS O CORONAVIRUS

OBRIGADO".

 


«   »