Home » Selecção "Nzalang Nacional" visita a CPLP e a Embaixada em Lisboa

Selecção "Nzalang Nacional" visita a CPLP e a Embaixada em Lisboa

Publicado em 27 de março de 2022 às 16:50

O Secretário de Estado do Desporto da Guiné Equatorial, Patricio Bakale Mba, juntamente com o pessoal técnico, jogadores da Selecção “Nzalang Nacional” e membros da Federação Equatoguineense de Futebol-FEGUIFUT visitaram esta sexta-feira, dia 25, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP e a sede desta Embaixada em Lisboa.

O Director Geral da CPLP, Embaixador Armindo Brito Fernandes, recebeu a comitiva equatoguineense na sede daquela instituição. Na introdução do seu discurso, elogiou o país pelos passos dados desde a sua integração na CPLP e comprometeu-se a continuar a organizar eventos desportivos para reforçar as relações entre os Estados-Membros desta instituição.

"Sintam-se em casa. A CPLP está consciente de que o desporto move massas, e estamos a trabalhar e a encontrar estratégias para unir os países membros através do sector do desporto. Estamos muito felizes pela vossa visita à sede da nossa instituição e desejamo-vos sucesso no próximo jogo contra Angola e nos outros jogos que vão disputar", disse Brito Fernandes.

O Secretário de Estado do Desporto da Guiné Equatorial, Patricio Bakale Mba, começou por agradecer ao Director Geral da CPLP pela forma como foram recebidos, e salientou que o Governo da Guiné Equatorial continuará a colaborar para reforçar as relações para o sucesso da CPLP.

 

A última paragem do “Nzalang Nacional”, na companhia dos membros do FEGUIFUT e do Secretário de Estado do Desporto, foi a sede da Embaixada da Guiné Equatorial em Lisboa. O Embaixador Tito Mba Ada, na companhia de todos os seus colaboradores, proporcionou uma recepção comparável à recebida em Malabo e Bata, após a participação bem sucedida da Selecção na CAN 2021, nos Camarões.

"Sintam-se em casa e estejam confortáveis, como se estivessem em Malabo, Bata, Djibloho, Añisok ou Madrid. Portugal é um país que tem uma indústria desportiva muito poderosa e a Guiné Equatorial pode tirar partido das grandes vantagens que este país oferece em termos de desporto", disse o Embaixador Tito Mba Ada.

O Embaixador explicou, também, aos visitantes que está actualmente a ser trabalhado um projecto de apoio ao desporto na Guiné Equatorial com várias componentes, tais como o treino de jovens atletas, equipamento, formação de treinadores e pessoal médico. É, portanto, um projecto desportivo não só para jogadores de elite, mas também para desportos escolares.

Patricio Bakale Mba, em nome do Ministro e do Governo, expressou o seu apreço pelas palavras do Embaixador, e pediu-lhe que fizesse todos os esforços para provocar grandes mudanças no sector desportivo do país. "O nosso sector, como mostram as estatísticas, representa 43% da população jovem, o que nos ajudará a erradicar certos comportamentos entre a juventude".

O Secretário Geral da FEGUIFUT, no seu breve discurso, disse que a nova direcção quer estabelecer boas relações com a Embaixada da Guiné Equatorial em Portugal.

Juan Micha, treinador da Selecção, também tomou alguns minutos para se dirigir a todo o pessoal da Embaixada da Guiné Equatorial em Lisboa. "A Nzalang continuará a trabalhar para que possam desfrutar das suas actuações, como ocorreu durante a CAN, e ficaremos gratos se nos conseguirem alguns jogos amigáveis, com clubes portugueses ou com a Selecção Nacional", disse o treinador.

Outro alvo dos aplausos do pessoal da Embaixada foi Cosme Anvene, Terceiro Capitão da Selecção Nacional que, no seu discurso, destacou as palavras do seu treinador, confessando que continuarão a jogar para defender o escudo e a bandeira nacional, pela glória de todos os equatoguineenses em qualquer parte do mundo.

Com a assinatura do Secretário de Estado, Patricio Bakale Mbá no livro de honra da Embaixada, a sessão fotográfica e a partilha de contactos, foi concluída a visita, que ambas as partes esperam venha a dar frutos num futuro não muito distante.

 

A Selecção Nacional da Guiné Equatorial está em Portugal desde segunda-feira passada, para disputar dois jogos amigáveis. O primeiro foi jogado na quarta-feira passada, e a equipa perdeu por 3 golos a zero contra a Selecção da Guiné-Bissau. O último jogo da Nzalang será na próxima terça-feira, 29 de Março às 16:00, no Estádio Municipal de Óbidos, defrontando a Selecção Nacional de Angola.

 

https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9447&M=NewsV2&PID=10872

 

https://realequatorialguinea.com/deportes/la-seleccion-nacional-visita-la-sede-de-la-cplp-y-la-embajada-de-guinea-ecuatorial-en-lisboa/ 

 


«   »