Home » O Comité Político anuncia oficialmente o desconfinamento de todo o território nacional a partir de 15 de junho

O Comité Político anuncia oficialmente o desconfinamento de todo o território nacional a partir de 15 de junho

Publicado em 13 de junho de 2020 às 17:16

O Governo da Guiné Equatorial confirmou oficialmente o início do desconfinamento para todo o território nacional. O anúncio foi feito numa sessão de trabalho do Comité Político, dirigido pelo Vice-Presidente da República, S.E. Teodoro Nguema Obiang Mangue, na qualidade de presidente do referido Comité. Durante a reunião, as autoridades sanitárias apresentaram os protocolos que serão levados a cabo durante a primeira fase do processo de desconfinamento.

O Comité Político de Luta e Resposta à COVID 19 voltou a fazer um balanço da pandemia no país. A reunião foi realizada no Palácio do Povo, em Malabo, quando faltavam três dias para o início da primeira fase do processo nacional de desconfinamento.

S. E. Teodoro Nguema Obiang Mangue colocou sobre a mesa uma série de questões destinadas a garantir a saúde dos equatoguineenses, após este processo, cuja primeira fase começará na segunda-feira 15 de junho.

Depois de anunciar na semana passada que esta poderia ser a última extensão de confinamento no país, Nguema Obiang Mangue convocou reunião do Comitê para analisar o plano de descalonamento do confinamento e os protocolos que serão levados a cabo após o início do medidas de relaxamento. Nesta primeira fase de desconfinamento, destaca-se a reabertura do sector de hotelaria e restauração, que deverá respeitar as medidas de higiene e prevenção na prestação de serviços.

Entretanto, discotecas, salas de espectáculo e qualquer outro local de entretenimento permanecerão fechados nesta primeira fase.

Quanto ao transporte aéreo, todos os passageiros procedentes do estrangeiro deverão possuir um certificado de diagnóstico negativo de coronavírus por PCR, com validade máxima de 48 horas.

No que diz respeito à educação, o período escolar é reiniciado nos termos indicados pelas ordens ministeriais do Ministério da Educação, Ciência e Desportos, sempre respeitando as medidas preventivas.

Por outro lado, depois de o Governo ter anunciado que a redução seria gradual e paulatina em todo o país, o Comité discutiu as políticas que levarão em conta o processo de controle de uma doença que, com mais de 16000 testes analisados, segundo as autoridades de saúde, já deixou um balanço de 1664 casos positivos, 32 óbitos e 515 recuperados.

Em resultado destes números, e embora os profissionais de saúde falem de uma possível descida da curva de contágio, Nguema Obiang Mangue pediu o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e transporte, e respeito pelo distanciamento.

Para o Presidente do Comité Político, o desconfinamento não significa baixar a guarda, motivo pelo qual instruiu o Comité Político e Técnico a continuar as medidas extremas de contenção.

 

https://www.guineaecuatorialpress.com/noticia.php?id=15600 

 


«   »