No passado dia 8 de Fevereiro chegou a Malabo a delegação proveniente do Vaticano, encabeçada por Monsenhor José Nahum Jairo Salas Castañeda, coordenador das viagens apostólicas do Pontífice, para realizar os preparativos da viagem do Papa à Guiné Equatorial.
À sua chegada ao Aeroporto Internacional de Malabo, a delegação foi recebida pelo Núncio Apostólico, José Bettencourt, Secretário da Conferência Episcopal, pelo Primeiro-Ministro do Governo, Manuel Osa Nsue, e por outros membros do Governo que também se deslocaram ao aeroporto para receber a delegação.
Cabe destacar que a delegação do Vaticano é composta por aproximadamente 18 membros, entre eles especialistas em logística, protocolo e segurança, entre os quais se destacam o pessoal da Secretaria de Estado do Vaticano, membros da Guarda Suíça Pontifícia e da Gendarmerie Vaticana.
Durante a sua estadia no país, a sua missão consistirá em inspeccionar os locais previstos para os actos do Pontífice, avaliar as rotas oficiais, coordenar medidas de segurança e reunir-se com as autoridades locais para definir todos os aspectos relativos à visita do Papa Leão XIV à Guiné Equatorial.
No dia 11, depois de visitar as cidades de Malabo e Mongomo, Bata, a capital económica do país, foi a última cidade onde foram inspeccionados os locais que o Pontífice pretende visitar.
O centro penitenciário de Bata foi a primeira paragem da delegação do Vaticano, seguida do Monumento do 7 de Março, que o Pontífice visitará para deixar um ramo de flores em memória das vítimas. No local, a delegação da Santa Sé recebeu informações sobre os acontecimentos que o monumento representa, o luto da República da Guiné Equatorial pelos mortos, dos quais o país guarda memória eterna.
Outro dos locais visitados pela delegação foi o Estádio de Bata, onde também está previsto que o Sumo Pontífice oficie uma missa durante a sua estadia na parte continental do país.
Durante a visita, foram verificadas no local as medidas de segurança para garantir a estadia do Santo Padre durante a sua visita à Guiné Equatorial, cuja data ainda não foi confirmada.