Secretária Executiva da CPLP participou na IX Cerimónia de Entrega de Prémios “Prémio Internacional UNESCO–Guiné Equatorial de Investigação em Ciências da Vida”

Publicado em 27 de novembro de 2025 às 11:38

A convite de Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da República da Guiné Equatorial, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), deslocou-se a Malabo para participar na IX Cerimónia de Entrega de Prémios “Prémio Internacional UNESCO–Guiné Equatorial de Investigação em Ciências da Vida”, bem como no Acto de Lançamento do Programa de Bolsas para Jovens Cientistas Africanas, que tiveram lugar no dia 25 de Novembro.

No quadro desta deslocação, a Secretária Executiva reuniu-se na segunda-feira, 24 de Novembro, com o Embaixador Responsável pela Lusofonia no Ministério dos Assuntos Exteriores da Guiné Equatorial e Ponto Focal da Cooperação da CPLP, Ricardo Mateo Sila, que apresentou informações sobre o esforço nacional destinado à consolidação do português como língua oficial, a par do espanhol e do francês.

O Embaixador Mateo Sila referiu igualmente a cooperação existente com o Instituto Camões, voltada para a formação de técnicos superiores e para o reforço das competências linguísticas de diversos sectores da administração pública.

Durante o encontro, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim manifestou o interesse da CPLP em ver o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) integrado nos programas de formação desenvolvidos no país, com o propósito de ampliar o alcance das iniciativas de promoção e ensino do português e assegurar uma intervenção coordenada entre as instituições responsáveis pela política linguística no espaço da CPLP.

Na cerimónia realizada na manhã de terça-feira, 25 de Novembro, no Palácio de Conferências e Exposições de Sipopo, o Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, entregou os prémios da IX Edição do Prémio Internacional UNESCO-Guiné Equatorial para a Investigação em Ciências da Vida.

Também esteve presente neste evento Khaled El-Anany, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O evento contou com a participação de delegações internacionais, membros do Governo e personalidades de destaque do meio científico e cultural.

Os três cientistas premiados nesta edição foram a professora Rose Gana Fomban Leke (Camarões), o professor Fu George Gao (China) do Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências, bem como o professor Abderrezak Bouchama (Reino da Arábia Saudita).

Cada premiado recebeu 87.500 dólares, a estatueta “Integração Tribal”, desenhada pelo renomado escultor equatoguineense Leandro Mbomio Nsue, e o diploma da UNESCO.

A ciência como motor de um mundo melhor.

 

https://secretariadoexecutivo.cplp.org/informacoes/noticias/noticias-detalhe/?id=23627

https://realequatorialguinea.com/jefatura-de-estado/cada-ganador-de-la-ix-edicion-del-premio-internacional-unesco-guinea-ecuatorial-se-llevo-87-500-dolares/