A comunidade internacional confirmou que a República da Guiné Equatorial sediará o décimo oitavo evento de Negociação de Serviços Aéreos da ICAO (ICAN2026) em Novembro do próximo ano, em nome de toda a África.
Esta foi uma decisão histórica e notável. É uma conquista histórica apoiada por todos os Estados presentes e ausentes por meio de seus representantes.
O ICAN tornou-se o principal fórum global para os Estados conduzirem negociações de serviços aéreos, reunindo delegações de todo o mundo para discutir e assinar vários acordos de transporte aéreo que facilitam a conectividade e a cooperação internacional. O evento costuma receber centenas de delegados e permite inúmeras negociações bilaterais e multilaterais ao longo de sua duração.
A edição de 2025 ocorreu em Punta Cana, na República Dominicana, com uma transferência formal para a Guiné Equatorial para o ICAN2026. Embora as datas exactas e o local na Guiné Equatorial ainda não tenham sido divulgados publicamente, a selecção do país como anfitrião já foi confirmada por canais oficiais, demonstrando o papel cada vez mais importante da Guiné Equatorial nos principais fóruns globais e regionais.
Os eventos da ICAN desempenham um papel fundamental na expansão das redes de rotas, na liberalização dos acordos de transporte aéreo e no apoio ao desenvolvimento económico através de uma melhor conectividade.
Espera-se que a realização da ICAN2026 na Guiné Equatorial atraia uma maior atenção e participação internacional, apoiando as suas ambições estratégicas tanto para a aviação civil como para um destino de conferências em crescimento em África.