A nova Secretária Executiva da CPLP recebeu o Representante Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP

Publicado em 11 de agosto de 2025 às 18:40

CPLP reforça concertação político-diplomática com a Guiné-Equatorial

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixadora Maria de Fátima Jardim, recebeu na passada quarta-feira, 7 de Agosto, na sede da organização em Lisboa, o Representante Permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP, Embaixador Tito Mba Ada.

O encontro teve como objectivo reforçar a concertação político-diplomática no seio da Comunidade, com foco na coordenação e harmonização de temas a serem debatidos na próxima reunião do Comité de Concertação Permanente, agendada para 18 de Setembro de 2025.

Durante a reunião, a Secretária Executiva agradeceu a visita do Embaixador da Guiné Equatorial e partilhou os passos estratégicos que estão a ser dados para garantir o cumprimento integral da agenda definida na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Bissau a 18 de Julho do corrente ano.

A Embaixadora Fátima Jardim, bióloga e diplomata de carreira da República de Angola, assumiu recentemente a liderança do principal órgão executivo da CPLP. À Secretária Executiva compete coordenar e executar as decisões emanadas da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Comité de Concertação Permanente.

Entre as suas atribuições incluem-se ainda o planeamento e execução dos programas da CPLP, a organização e participação em reuniões dos diversos órgãos da Comunidade, bem como o acompanhamento da implementação das decisões e iniciativas da organização.

A CPLP é composta por nove Estados-Membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné‑Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor‑Leste.

https://tpaonline.ao/cplp-consolida-concertacao-politico-diplomatica-com-guine-equatorial/

https://coop-economica.cplp.org/