Numa decisão adoptada na reunião convocada esta segunda-feira pelo Vice-Presidente da República, S. Ex.ª Nguema Obiang Mangue, o Executivo de Malabo decidiu solidarizar-se com o Governo de Espanha com uma contribuição financeira de 1 milhão de euros, para mitigar os danos causados pela depressão isolada em níveis altos (DANA) e para apoiar este país amigo neste momento de crisis humanitaria.
Até à data, a catástrofe causou mais de 200 mortos e danos materiais consideráveis.
A reunião recordou, também, a importante contribuição que a Espanha deu à Guiné Equatorial em 7 de março de 2021, em Bata, sublinhando assim o princípio de “amor com amor se paga” e os laços históricos que unem os dois países.
Como líder do tema do ano da União Africana sobre pessoas deslocadas e repatriadas no continente africano, o governo do Presidente Obiang Nguema Mbasogo prestou apoio a várias nações que sofreram grandes catástrofes, incluindo a Turquia, o Haiti, a China, os Estados Unidos, o Japão e a Etiópia.
A este respeito, os responsáveis pelas pastas do Primeiro-Ministro, do Comércio, da Defesa, dos Direitos Humanos, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, entre outras, manifestaram a sua posição unânime de apoiar a Espanha através desta assistência económica, com o objetivo de apoiar os trabalhadores dos serviços de emergência e o pessoal militar envolvido nas operações de busca e salvamento em Valência e arredores.