Declaração de Malabo - O Futuro da Saúde na CPLP

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 16:36

Decorreu, no Centro Internacional de Conferências de Sipopo, em Malabo, de 5 a 7 de Dezembro de 2023, o Encontro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

Neste evento estiveram presentes, entre outros, o Presidente da CMLP, Dr. Jeancarlo Cavalcante, o Secretário Permanente da CMLP, Dr. Francisco Pavão, o Dr. Carlos Magno Dalapicola, do Conselho Federal de Medicina do Brasil, a Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, Dra. Elisa Gaspar, o Dr. Napoleão Viola,, Secretário Executivo da Ordem dos Médicos de Moçambique, o Dr. Nelson Tchamo, Presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos de Moçambique, e Nelma Fernandes, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP.

Da Guiné Equatorial, estiveram presentes, entre outros, S. Ex.ª o Ministro da Saúde Delegado, Dr. Justino Obama Nve, e a Dra. Noemi Segorbe Samba, Presidente da Comissão Ad hoc do Colégio Médico.

Os representantes da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, reconhecendo a importância fundamental da saúde para o desenvolvimento sustentável dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, reafirmaram o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar de povos, em consonância com os objectivos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP).

Reconheceram, ainda, a integração do Colégio Médico da República da Guiné Equatorial na CMLP. Esta inclusão representa um passo significativo no fortalecimento das relações e colaborações médicas entre os países de língua portuguesa, comprometendo-se a CMLP a apoiar a sua integração efectiva, facilitando a partilha de conhecimentos e experiências.

Assim, foi elaborada a Declaração de Malabo, assinada pelos representantes da CMLP e da Guiné Equatorial, em que ficou plasmado este compromisso de cooperação na área da Saúde.