Audiência de cortesia com a Embaixadora da República de El Salvador em Portugal, S. Ex.ª Rhina Bardi

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 15:06

A audiência teve lugar no dia 3 de Outubro de 2023, no salão nobre da nossa Embaixada, na qual participaram, em nome da nossa Missão Diplomática, S. Exª Tito Mba Ada, Embaixador; S. Exª Arsenio Moro Malonga, Primeiro Conselheiro; Sr. Mariano Obiang Molo, Terceiro Secretário, e Sr. Graciano Nguema Ncogo, Adido Administrativo.

Em representação da Embaixada da República de El Salvador em Portugal esteve S. Exª Rhina Bardi, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária, que se fez acompanhar por S. Exª Humberto Solorzano, Ministro Conselheiro.

Após as correspondentes saudações de cortesia, ambas as delegações congratularam-se por este primeiro encontro, que previram ser frutuoso devido ao interesse dos temas a tratar e à proximidade das suas culturas, salientando a língua de comunicação de ambas, o espanhol, bem como os recentes contactos estabelecidos entre os seus Governos durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

Durante a reunião, os representantes das duas delegações concordaram em recomendar aos seus Governos a preparação e assinatura de um Memorando de Entendimento, no qual seriam enumeradas as áreas de cooperação de interesse para ambos os países, com especial ênfase na segurança e na luta contra o crime organizado, um sector em que El Salvador está na vanguarda, com reconhecimento internacional, devido ao extraordinário sucesso alcançado na erradicação da grande delinquência, do crime organizado e de outros aspectos relacionados com a segurança, em tempo recorde.

Em segundo lugar, foi acordada a cooperação no domínio do desenvolvimento do turismo, um sector de grande interesse para ambos os países, pelos benefícios que traz às nações para o seu desenvolvimento generalizado.

A este respeito, recorda-se que o Barómetro Mundial do Turismo das Nações Unidas revela que El Salvador é o quarto país com maior crescimento do turismo a nível mundial, e o destino turístico com maior crescimento em todo o Hemisfério Ocidental. Sendo a Guiné Equatorial um país com melhores infra-estruturas turísticas do que El Salvador, como foi reconhecido durante a reunião, seria necessário cooperar com este último para reforçar a organização, o desenvolvimento e a promoção do nosso turismo.

Foi consensual a necessidade de apoio da Guiné Equatorial à aproximação da República de El Salvador à CPLP, através do estatuto de Observador Associado.

Por outro lado, a conversa incluiu a eventual incorporação do domínio dos assuntos sociais ou da assistência social na futura cooperação, com a observância da experiência de ambos os países neste domínio, destacando-se o grande trabalho e experiência da Fundação Constancia Mangue Nsue Okomo (FCMNO) nesta área, que poderia ser um grande contributo.

No que diz respeito à área económica, foi referida a boa experiência e a boa utilização e funcionamento do Bitcoin em El Salvador e em vários países. O Bitcoin é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, que pode ser usada para a aquisição de produtos e serviços.

Por fim, o Embaixador Tito Mba Ada fez um convite verbal à sua homóloga Sra. Bardi, para visitar a Guiné Equatorial e conhecer melhor a sua diversidade, paisagem, turismo, cultura, desenvolvimento e modo de vida dos seus habitantes.